top of page
logo cmf azul.png
  • Luis Felipe Stucchi e Rodrigo Thales

O risco durante períodos de incerteza

Atualizado: 31 de mai. de 2021


Emergin Markets Bond Index Plus (EMBI+), assim como o Credit Deafault Swap (CDS), são formas de avaliar o risco de um país. Para entendermos melhor o EMBI+, temos que ter em mente que a taxa de juros é composta por fatores essenciais, entre ele: horizonte de tempo e risco. Assumindo horizonte de tempo iguais, o risco será o responsável pela mudança da taxa.

Quando os riscos de um investimento são mais altos, os retornos esperados também são. Dessa maneira, o método para calcular o risco país pelo EMBI+ baseia-se na diferença entre o rendimento dos títulos soberanos do país em análise com o rendimento dos títulos americanos, considerados os mais seguros do mundo, com os mesmos prazos. Quanto maior a diferença do rendimento dos títulos públicos de um país para os títulos americanos, maior é o risco atribuído a ele.

Por outro lado, o CDS (Credit Default Swap) mede o risco de um país dar calote nos pagamentos dos títulos públicos. Uma vez que a dívida da União cresce mais que o PIB do país, o risco de um Default (Calote) se torna maior. Sendo assim, quanto maior o CDS do país, maior o risco de o governo não honrar com as suas obrigações o que afeta a segurança em se investir naquele país.

Com isso em vista, em momentos de instabilidade política (como no processo de impeachment ocorrido em 2016) e incerteza econômica (como os abalos recentes causados pelo corona vírus, a confiança em países emergentes tende a ser menor e impacta no risco atribuído a eles (como podemos ver no gráfico 1- “EMBI+ Risco País”), onde os preços dos títulos brasileiros, assim como o risco-país, atingem os seus valores mais altos.



Já no gráfico 2 (“CDS do Brasil – 10 anos), vemos o aumento do CDS como consequência da pandemia, crise política com troca de ministros (fevereiro de 2020), e aumento da relação Dívida/PIB da União (como podemos ver no gráfico 3 – “Relação da Dívida/PIB do Brasil) graças ao aumento dos gastos públicos com os auxílios emergenciais e saúde pública. Portanto, a incerteza da saúde financeira do Brasil no longo prazo corrobora para um cenário de maior risco para os investidores.




Para a análise, a FactSet foi aliada para a identificação dos dados de maneira rápida e fácil com um sistema de dados e softwares integrados para performarmos pesquisas mais rápidas, fáceis e eficientes.


 
bottom of page