logo cmf azul.png

ÁREAS

Atualmente o CMF conta com três áreas técnicas: Equity Research, M&A e Weath Managment. Essas são responsáveis por estudar diferentes segmentos do mercado financeiro, utilizando tal conhecimento para preparar grupos de estudos, escrever artigos e participar das principais competições do país.

 

Além disso possuímos duas áreas imprescindíveis para o bom funcionamento do Clube: Marketing e Gestão de Pessoas. Estas são responsáveis por toda a estrutura externa e interna do CMF, respectivamente.

Conheça afundo cada uma das nossas cinco áreas abaixo:

MARKETING

Encarregada da criação e propagação de conteúdo nas principais mídias digitais comumente utilizadas. Além disso, outra função que vale ser destacada é a da atuação na compreensão do público alvo em questão para uma melhor eficiência nas ações propostas. Também é de responsabilidade da área a organização de todos os eventos realizados pelo Clube ao longo do ano e contatar renomados palestrantes para convidá-los a participar destes eventos, sendo um exemplo a Semana de Mercado Financeiro. Além disso, fazemos toda a parte de captação de recursos para a entidade, dessa forma, negociamos parcerias com empresas.

GESTÃO DE PESSOAS E CARREIRAS

Tem como responsabilidade principal na entidade o desenvolvimento de pessoas. Isso significa, formular o processo seletivo, para a prospecção de novos membros, organização e aplicação de treinamentos, para que esses novos membros se tornem cada vez mais experientes e aptos a executar suas funções dentro do clube. A Gestão de Pessoas é responsável também pelo bom relacionamento dos membros da entidade, para que, com cooperação, atinjam resultados favoráveis.

EQUITY RESEARCH

É responsável por analisar empresas listadas em bolsa de valores, dissecando seu negócio, setor, concorrência, fornecedores e estrutura, fazendo, assim, uma reflexão sobre como todas essas coisas se relacionam. Após entender profundamente a operação da Companhia analisada, o analista realiza uma avaliação (valuation) projetando os resultados futuros, para verificar se a empresa está sobrevalorizada, supervalorizada, ou mesmo no "preço correto". Após toda a análise, dá-se uma recomendação (um call, no jargão) de investimento (compra, venda ou neutro) para o ativo. Nesse sentido, analisaremos algumas empresas ao longo do ano e participaremos de diversas competições, desde as promovidas internamente pelo Clube até aquelas organizadas por grandes bancos.

MERGER AND ACQUISITION (M&A)

A área de M&A tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação no mercado, no que tange às fusões e aquisições. Dessa forma, são estudadas bibliografias de referência na área, transações passadas, a partir das quais são elaboradas teses de Investimentos e também são desenvolvidos modelos de Valuation, assim como simulações de processos de venda de companhias e participação de competições de instituições do mercado financeiro.